sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A década da educação para o desenvolvimento sustentável - 2005 a 2015


O objetivo da Década das Nações Unidas em Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014, DEDS), da qual a UNESCO é a agência líder, é integrar os princípios, valores e práticas do desenvolvimento sustentável em todos os aspectos da educação e da aprendizagem.
Este esforço educacional encoraja mudanças de comportamento que irão criar um futuro mais sustentável em termos da integridade ambiental, da viabilidade econômica, e de uma sociedade justa para a geração atual e para as que virão.
A UNESCO é a Agência do Sistema ONU incumbida de dar seguimento ao Capítulo 36 da Agenda 21, que trata da educação ambiental em todos os níveis, da formação de educadores e da informação ao público.
A educação não é um fim em si mesma, é um direito fundamental e um instrumento-chave para mudar valores, comportamentos e estilos de vida: para alcançar um futuro sustentável é necessário fomentar, entre a população, a consciência da importância do meio ambiente. Uma das formas de as pessoas adquirirem esta consciência, os conhecimentos e habilidades necessárias à melhoria de sua qualidade de vida se dá por meio da Educação Ambiental (EA).

As Conferências Internacionais sobre EA, nas quais a UNESCO teve papel catalisador fundamental, recomendam que a EA não seja feita somente nas escolas. Seus veículos devem ser a educação formal e não formal e os meios de comunicação de massa. A UNESCO no Brasil aplica esta recomendação, por meio de um acordo de cooperação com o Ministério do Meio Ambiente para a execução do Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA). Assim, procura assegurar, no âmbito educativo, a integração equilibrada das múltiplas dimensões da sustentabilidade - ambiental, social, ética, cultural, econômica, espacial e política - ao desenvolvimento do País, resultando em melhor qualidade de vida para toda a população brasileira. Além disso, o ProNEA busca o envolvimento e a participação social na proteção e conservação ambiental e da manutenção dessas condições a longo prazo.


13 de setembro de 2009
Transcrito do blog original

Nenhum comentário:

Postar um comentário