terça-feira, 31 de maio de 2011

Empreender

Deixando de lado o academicismo e a pureza científica da definição perfeita, empreender é buscar tornar real uma idéia.
Todo empreendedor é, antes de tudo, um sonhador, alguém que vislumbra, em meio a uma aparente mesmice algo que fuja do convencional, alguém que propõe mudança de rumos, alterações de conceitos e ousadia para mudar o status quo do seu meio ambiente.
Sempre é mais cômodo manter as coisas como estão, continuar repetindo tudo da mesma maneira, executar os mesmos movimentos e obter os mesmos resultados.
A natureza é toda assim.
Tudo acontece da maneira mais fácil, o que significa que o mais fácil é, quase sempre, o mais natural.
A água desce, o fogo sobe, as coisas caem.                                                                   
O empreendedor é curioso, obstinado, criativo, proativo e otimista.
Não se contenta em conseguir resultados previsíveis, busca mais, busca ser melhor, ignora o óbvio, explora o desconhecido, experimenta o inusitado, saboreia o sucesso, aprende com o fracasso e não se cansa de tentar outra vez, outra vez, outra vez……
Foi preciso um empreendedor para transformar a descoberta do fogo em um archote e depois em uma lamparina até chegar nas lâmpadas modernas sofisticadas.                                                    
Foi essa inquietação do empreendedor que, depois do fogo, dominou a eletricidade, o magnetismo, a velocidade, as distâncias e saiu da fala, do grito, do tantan dos tambores para o rádio, a televisão, o computador, a internet.
Foi o espírito da não acomodação que tirou o homem das cavernas e o levou aos arranha-céus, que permitiu que ele voasse mais alto e mais rápido que os pássaros.
Empreender é isso.

 Cezar Magalhães
http://www.cezarmagalhaes.com.br/2011/02/o-que-e-empreender/

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Mutirões para a Construção do Viveiro

Os mutirões para a construção do Viveiro Educador de Mudas continuam acontecendo!
A construção do viveiro é feita exclusivamente por voluntários e amigos da ONG, e acontece todo sábado, com inicio por volta das nove horas. Depois de uma pausa para almoço(feito pela Tia Rose), continuamos por toda a tarde. 



Venha passar um dia diferente em um espaço gostoso e animado! Engaje-se conosco!

segunda-feira, 16 de maio de 2011


UMA GRANDE LIÇÃO DE VIDA
por Autor Desconhecido

Há alguns anos, nas olimpíadas especiais de Seattle,nove participantes, todos com deficiência mental,alinharam-se para a largada da corrida dos 100 metros rasos.

Ao sinal, todos partiram, não exatamente em disparada, mas com vontade de dar o melhor de si, terminar a corrida e ganhar. Um dos garotos tropeçou no asfalto, caiu e começou a chorar. Os outros oito ouviram o choro. Diminuíram o passo e olharam para trás. Então eles viraram e voltaram.

Todos eles. Uma das meninas, com sindrome de down ajoelhou, deu um beijo no garoto e disse:
- Pronto, agora vai sarar!

E todos os noves competidores deram os braços e andaram juntos até a linha de chegada. O estádio inteiro levantou e os aplausos duraram muitos minutos...

Talvez os atletas fossem deficientes mentais...Mas com certeza, "não eram deficientes espirituais..."

Isso porque, lá no fundo, todos nós sabemos que o que importa nesta vida, mais do que ganhar sozinho, é ajudar os outros a vencer, mesmo que isso signifique diminuir os nossos passos..."

Autor Desconhecido 

quinta-feira, 5 de maio de 2011


UNIÃO OU REUNIÃO?
por Deise Cristina Wischral

União significa muito mais do que estar juntos... é caminhar pela mesma trilha, é buscar os mesmos ideais, é estar em sintonia mesmo estando distante.

Já reunião, é diferente... reunião não passa de um grupo de pessoas... que na maioria das vezes está ali pra defender seus próprios interesses...

É isso o que tem acontecido em nossas empresas. É isso o que tem acontecido nas universidades, órgãos representativos de inúmeras profissões ou associações de bairro. É isso o que tem acontecido com nossas famílias, com nosso círculo de amizades, com os relacionamentos conjugais, com os moradores de nosso prédio. É isso o que tem acontecido com nosso Brasil. Na maioria das vezes não passamos de pessoas REUNIDAS, lutando por interesses próprios, e querendo ter resultados comuns.

Cada um tem seus sonhos, seus motivos, seus anseios e desejos... e poucas vezes paramos pra compreender a vida de nosso próximo... Acho que temos esquecido o significado da palavra união. A cada dia nossos jovens aprendem menos sobre valores e princípios, e são mais estimuladas a serem as melhores a qualquer preço. Esse é o cenário de nosso país.

Falta aprendermos mais sobre nossa própria essência. Falta fé e perseverança. Falta amor. Falta doação, falta comprometimento, falta atitude.

Discursos temos muitos, pra todos os gostos, pra todas as idades, para todas as crenças. Mas falta ação. Falta recurso, e muitas vezes não só financeiro, mas humano. Falta sermos nós mesmos. Falta lutarmos pelo que acreditamos. Falta agradecer a Deus pela oportunidade ímpar que temos de estar aqui para fazer a diferença... mas muitas vezes cruzamos os braços por que as coisas não funcionam como gostaríamos...

As pessoas querem as coisas fáceis. Acomodam-se. Reclamam. Negligenciam. Apenas sobrevivem... E o pior: não fazem nada para mudar, querendo que o mundo pare pra lhes ouvir...

Temos perdido o foco dos resultados com muita facilidade. Temos reclamado do mundo a nossa volta com mais freqüência do que temos contribuído pra ele ser melhor...

Somos únicos. E teremos sempre pessoas para nos apoiar e para nos afundar também. TUDO nessa vida vale como aprendizado. Principalmente os problemas.

Nada vai mudar enquanto nós não mudarmos. Nada vai mudar enquanto continuarmos apenas reunidos.

Dar as mãos para executar um projeto quer dizer muito mais do que: “espero que tudo dê certo por que eu tenho meus interesses nisso...” Dar as mãos no sentido mais puro da palavra união quer dizer: “eu estou com você, indiferente de quais sejam os obstáculos, os desafios e os resultados”.

Mas é tão mais fácil pular do barco quando ele está afundando... É tão prático apontar problemas do lado de fora. E dizer “eu disse que deveria ser assim”. Às vezes me envergonho dos pensamentos mesquinhos que temos... do egoísmo, do orgulho, da inveja, do comodismo... e peço a Deus em minhas orações... “torna-me mais parecida com teu Filho”... que veio ao mundo por amor. Que deu sua vida por amor. Que sabia de seu destino, que sabia do quanto seria rejeitado e humilhado e mesmo assim não desistiu. Que sabia que seus próprios discípulos o abandonariam na hora em que Ele mais precisava. E que morreu de braços abertos pedindo a Deus que perdoasse a nossa ignorância.

Por que é tão difícil participar da vida de verdade? Por que existem mais pessoas apontando falhas do que comprometidas e unidas no mesmo propósito?

Tudo isso tem explicação. Mas tenho descoberto outra coisa nos últimos meses. As pessoas não querem saber qual a explicação disso. Simplesmente não querem. O manual de instrução da vida é ignorado, deixado na estante de casa ou na gaveta. É considerado um livro ultrapassado. Cada um prefere pensar por si mesmo e defender seu ponto-de-vista a qualquer custo. É mais simples dizer o que eu penso do que buscar na fonte.

Enquanto isso continuamos fazendo reuniões. Enquanto isso temos promessas políticas que não são cumpridas em favor do povo, mas em favor de poucos. Enquanto isso somos um povo negligente, que reclama do governo mas não participa e não busca informação, por que já não acredita que as coisas possam melhorar.

Enquanto isso temos separações, temos projetos que não são concluídos, temos associações que são desfeitas por que as pessoas não querem pagar o preço. Enquanto isso nossas crianças crescem vendo que a cada dia deixamos de acreditar em nós mesmos.

Enquanto